terça-feira, 18 de março de 2008

resumo:O Labirinto
O texto relata uma questâo bem polêmica,direcionada ao curso de educação física quado relacionada com a ginastica,o autor discute um questão histórica, que diversifica a Educação fisica relacionados a varios aspectos como:A politica, amedina e os demais...

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Maiane,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Destaco desde já que seu resumo está muito reduzido, o que dificulta o leitor compreender o mínimo possível para ele se interessar pelo texto de Oliveira. Embora, diferentemente do primeiro resumo, você inicia o texto tentando expressar corretamente o “tema central”, a “perspectiva do autor” e seus “argumentos”. Contudo, ficaram faltando alguns elementos para que esse objetivo se concretizasse de maneira efetiva. Sendo que, com relação ao terceiro critério, você o faz de modo a não descrever o texto, mas apenas apontar alguns indícios do caminho do autor. Para tanto, irei sugerir a forma para iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Falta, portanto, você descrever minimamente cada um desses elementos, em torno de uma ou duas linhas cada. Lembre-se, um resumo serve ao leitor para que este, não necessitando inicialmente ler um texto integral, conhecer basicamente um texto para que através do resumo possa se interessar ou não.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.