sábado, 23 de fevereiro de 2008

Resumo:porque estudar História da Educação Física nos cursos de Graduação


Resumo: Porque devemos estudar História da Educação Física/Esporte nos cursos de graduação?
Uma importante observação no estudo do texto a cerca de várias opiniões (Faria Junior, Marx, Roberta, J. Parx) enfatiza uma questão direcionada a um conceito voltado para que a história, não é somente estudar períodos consagrados, datas importantes e sim fatos passados que tem muita importância no contexto de qualquer disciplina.
Muitas vezes é preciso conter uma afinidade do curso de graduação escolhido a ser cursado, valorizando não só a questão prática, nem tão pouco somente a teórica, mais um conjunto em geral.No Brasil não existe uma certa preocupação em torno da questão citada e a discussão da Educação Física/Esporte, nota-se que há bem poucos trabalhos para resolução desse “problema”.
O estudo da historia da Educação Física/Esporte, tem uma grande importância na formação curricular mais ainda caracteriza-se nos chamados “Conteúdos Clássicos”.Aspectos como estes não são realidades somente nacionais, em paises em que os estudos da Educação Física/Esporte já estão bastante desenvolvidos, muitos discentes estão, mas preocupados com disciplinas ligadas a área da biomédica e isso causa uma certa desvalorização da matéria.
A situação da grade curricular na Escola Nacional de Educação Física e Esportes é um exemplo significativo para a situação citada.Não é porque uma área requer, mas recursos que outra, isso venha significar que ela seja, mas importante.O Estudo da Educação Física ganhará prestígios intermediários, quando o maior mérito destacava os médicos, a utilidade prática era menos.
O desenvolvimento de um profissional é muito importante para a sua auto-avaliação crítica e aperfeiçoamento no cotidiano na sociedade.Datas, nomes, lugares, fatos não fazem somente parte de história, para entendermos algo precisamos conhecê-lo, esse é o seu papel.
A atuação que o discente exerce é resultado do que aprende durante o nível superior, ele deve estar constantemente elevando essa atuação, revendo suas responsabilidades, seus atos teórico-práticos.
Quando Karl Max afirma que:
“Os homens fazem sua própria história,
mas não fazem como querem ,não a
fazem sob a circunstância de sua escolha
e sim sob aquelas que se defrontam
diretamente, ligadas e transmitidas pelo
passado”.(P.17)
Introduz que pra se aprender tem que conhecer... Quando “fazemos” nossa história, não é o mesmo que fazer da maneira que queremos, e sim as nossa escolhas retratam vem a nossa história.
O estudo de Educação Física/Esportes é importante tanto na ação prática como na teórica para sociedade e a sua história tem um importante papel para a compreensão de onde tudo começou até hoje.Pois afinal, de geração em geração as coisas se transformam.
Maiane Silva de Oliveira

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Maiane,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
Partindo desses critérios, você não inicia cumprindo os dois primeiro, o que é indispensável a um resumo, mas inicia por meio do terceiro critério. Ou seja, é como que se você iniciasse uma viagem já com o carro em movimento. De outro modo, você inicia seu resumo pegando uma parte do texto que já está em movimento, em curso, em discurso, em argumentação. Perceba, antes de sair com um carro existe as preliminares. Saber que carro é, sua potência, chegar os equipamentos de segurança e de trânsito etc., para depois iniciar viagem. Portanto, inicie seu resumo apresentando o texto da seguinte forma: “O autor aborda como tema central a problemática em torno dos motivos que expressam a necessidade de se estudar história da educação física e dos esportes nos cursos de graduação da área. O autor realiza isso por meio de uma perspectiva crítica e filosófica, a fim de avaliar tal validade. Para tanto, no texto encontramos alguns caminhos percorridos pelo autor”. Aí você pode continuar com seu texto, por exemplo: “Uma importante observação inicial no estudo do referido texto, concerne ao conceito de história que equivocadamente tem sido tomado como uma simples reunião de datas e fatos.” Na seqüência, quando você escreve: “Muitas vezes é preciso conter...” Repare, está sem contexto essa parte, de modo que, já se passaram quase 10 linhas e o leitor de seu resumo não tem informação sobre de que tipo e em que área se está falando de história. Por isso a necessidade de iniciar o texto tal como exemplo que há pouco ofereci. Essa parte eu sugiro que você retire, porque você, mais a frente repete a idéia de maneira mais clara e contextualizada. Por exemplo, você pode continuar da seguinte forma: “No caso da história da educação física, o problema que essa disciplina enfrenta em nossa área, segundo o autor, está relacionada...” Aí vem seu texto: “a situação da grade curricular da Educação Física e Esportes que acaba por ganhar prestígio quando se vincula às áreas médicas...”. O que demonstra uma desvalorização as Ciências Humanas no contexto da graduação em educação física. O resto, pode retirar do texto, são muitos detalhes desnecessários a um resumo.
Você irá, portanto, retomar seu texto no último parágrafo: “O autor expõe diante desse quadro que o estudo da Educação Física\esporte é importante tanto na ação prática como na teórica...” E aí você termina. Não se esqueça de eliminar os detalhes, inclusive citação, recurso que não é utilizado em resumos.

Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.